Criar uma Loja Virtual Grátis


Partilhe esta Página


Saúde
Saúde

Qual a melhor pílula anticoncepcional para você?

 

A maioria das mulheres não sabem escolher a pílula anticoncepcional correta, entenda como a combinação de hormônios funciona, e saiba quais os benefícios de cada tipo de hormônio.

A escolha das pílulas deve ser individualizada, de forma a combinar com o estilo de vida de cada mulher. Mulheres fumantes, por exemplo, devem escolher outro tipo de método contraceptivo, devido ao risco de trombose.

As pílulas são compostas em sua maioria por dois hormônios progesterona e estrogênio, podem ser de média dosagem 35µg, baixa dosagem 30 e 20µg ou ultrabaixa dosagem 15µg, diferente de antigamente que as pílulas eram de alta dosagem 100µg.

Desogestrel

Essa substância tem ação intermediária quanto ao efeito androgênico. Ela oferece um bom controle de peso e ajuda na saúde da pele. Alguns exemplos são: mercilon, gracial, mercilon conti, minian,femina, primera e minian. Elas podem ainda estar associadas a 20 ou 30 µg de etinilestradiol.

Acetato de ciproterona

Este é mais antigo e está presente em várias pílulas associadas a 35 µg de etinilestradiol, como a Diane 35, a Selene, a Diclin e a Artemidis. Tem ação antiandrogênica muito potente, por isso é muito usada para o tratamento de Síndrome dos Ovários Policísticos, já que essas mulheres apresentam, em geral, muita acne, pele oleosa e pelos em excesso.

Drospirenona

Esse também tem ação antiandrogênica potente e diurética ao mesmo tempo, o que pode ser útil para aquelas mulheres que reclamam de inchaço pré-menstrual. Yasmin, Yaz e Elani ciclo contam com esse princípio, a única diferença entre elas é a dose de etinilestradiol e o regime de tomada.

Levonorgestrel

O levonorgestrel  foi uma das primeiras progesteronas usadas na composição das pílulas e está no mercado até hoje. Alguns dos produtos que levam esse tipo de produto na composição são o Microvlar, Ciclo 21 e Level. Ele tem ação androgênica, ou seja, parecida com hormônios masculinos. Pode provocar maior oleosidade da pele, acne e aumento de pelos. Em contrapartida, pode ser uma boa opção para aquelas mulheres que reclamam da queda da libido com uso de pílulas.

Gestodeno

O gestodeno  tem efeito androgênico pequeno, isto é, o aumento de características masculinas - como pelos, oleosidade da pele e aumento da libido - é discreto. Também tem ação diurética. O princípio é bom para mulheres que apresentam sintomas leves de inchaço pré- menstrual e acnes.

Clormadinona

Segundo o fabricante, esse tipo tem ação antiandrogênica e por isso traz benefícios para a pele sem perda do apetite sexual.  Vem associada a 30 µg de etinilestradiol. A Belara contém a clormadinona.

Dienogest

Esta também tem ação antiandrogênica e é usada em associação com o valerato de estradiol. A Qlara usa o dienogest.

O uso de qualquer pílula implicará numa amenização do fluxo menstrual e das cólicas. Algumas foram desenvolvidas pensando em tratar a Síndrome Pré-Menstrual, como a  Mercilon conti, já que além dos 21 comprimidos, apresenta mais 7 comprimidos com dose baixa (10 µg) de etinilestradiol, evitando a variação hormonal brusca do período e melhorando os sintomas. A drospirenona  age no organismo nos quatro dias de pausa, o que possivelmente  melhora os sintomas.

As pílulas devem ser escolhidas de forma individualizada, portanto, consulte seu médico para melhores informações.